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Questão Original (utilizada como base da comparação)

(PUC - RIO DE JANEIRO - 2013)Número Original: 1Código: 6462625

Vestibular - Primeiro Dia - Grupo 1 - Grupo 3 - Grupo 4 - Grupo 5

Verbos
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Questão de Vestibular - PUC - RIO DE JANEIRO 2013
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Texto 1 A história dos povos está atravessada pela viagem, como realidade ou metáfora. Todas as formas de socieda- de, compreendendo tribos e clás, nações e nacionalidades, colônias e impérios, trabalham e retrabalham a viagem, seja como modo de descobrir o “outro”, seja como modo de descobrir o “eu”. É como se a viagem, o viajante e a sua narrativa revelassem todo o tempo o que se sabe e o que não se sabe, o conhecido e o desconhecido, o próximo e s o remoto, o real e o virtual. A viagem pode ser breve ou demorada, instantânea ou de longa duração, delimitada ou interminável, passada, presente ou futura. Também pode ser peregrina, mercantil ou conquistadora, tanto quanto tu- tica, missionária ou aventurosa. Pode ser filosófica, artística ou científica. Em geral, a viagem compreende várias significações e conotações, simultâneas, complementares ou mesmo contraditórias. São muitas as formas das via- gens reais ou imaginárias, demarcando momentos ou épocas mais ou menos notáveis da vida de indivíduos, famílias, 10 grupos, coletividades, povos, tribos, clás, nações, nacionalidades, culturas e civilizações. São muitos os que buscam o desconhecido, a experiência insuspeitada, a surpresa da novidade, a tensão escondida nas outras formas de ser, sentir, agir, realizar, lutar, pensar ou imaginar. IANNI, Octavio. A metáfora da viagem. In: IANNI, Octavio. Enigmas da Modernidade-Mundo. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2000. p. 1314 a) Identifique, no trecho abaixo, a palavra que denota uma ação recorrente das sociedades no tratamento do tema viagem. “Todas as formas de sociedade, compreendendo tribos e clás, nações e nacionalidades, colônias e impérios, traba- lham e retrabalham a viagem, seja como modo de descobrir 0 ‘outro’, seja como modo de descobrir 0 ‘eu’.” (linhas 1-3) b) Segundo Octavio lanni, “a viagem compreende várias significações e conotações, simultâneas, complementares ou mesmo contraditórias”. Ao longo do texto, o autor relaciona a noção de viagem a traços distintos e opostos entre si. Observando os recursos coesivos empregados, faça o que é pedido a seguir. i) Transcreva a passagem em que esses traços distintos estão contidos simultaneamente na noção de viagem. ii) Transcreva a passagem em que esses traços distintos são postos de forma excludente na caracterização de viagem. e) Mantendo o sentido original, reescreva a frase abaixo sem empregar a expressão sublinhada. Faça alterações, se necessárias. “A viagem também pode ser peregrina, mercantil ou conquistadora, tanto quanto turística, missionária ou aventurosa.”


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1(UNICAMP- SP - 2020)Número Original: 66Código: 7507803

Primeira Fase - Prova Q e X

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Questão de Vestibular - UNICAMP 2020
Questão de Vestibular - UNICAMP 2020
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Para se referir a matérias jornalísticas televisivas que informam e, ao mesmo tempo, entretêm os espectadores, o autor cria um neologismo por meio de a) derivação prefixal. b) composição por justaposição. c) composição por aglutinação. d) derivação imprópria.


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2(UNESP - 2019)Número Original: 36Código: 6988783

Início de Ano - Segunda Fase - Prova de Conhecimentos Específicos

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Questão de Vestibular - UNESP 2019
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De acordo com o texto, a exposição no Morgan Library and Museum abrange qual período histórico? Quantas obras compõem a exposição? No trecho do segundo parágrafo “Almost always from afar, the monster was a substitute for those perceived to stray from the norm”, os trechos sublinhados podem se referir a que grupos sociais identificados no texto anterior “Medieval Monsters: Terrors, Aliens, Wonders”? Justifique sua resposta.


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3(UNESP - 2019)Número Original: 32Código: 6988775

Início de Ano - Segunda Fase - Prova de Conhecimentos Específicos

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Questão de Vestibular - UNESP 2019
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Identifique os sujeitos dos verbos “houvesse” e “viesse”, sublinhados no segundo parágrafo. Transcreva o trecho “Vais encontrar o mundo, disse-me meu pai, à porta do Ateneu.” (1º parágrafo) para o discurso indireto.


Veja o vídeo para saber a resposta!

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4(ENEM- BR - 2018)Número Original: 32Código: 6971142

Primeira Aplicação - Primeiro Dia - Prova Amarela

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Questão de Vestibular - ENEM 2018
Questão de Vestibular - ENEM 2018
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Certa vez minha mãe surrou-me com uma corda nodosa que me pintou as costas de manchas sangrentas. Moido, virando a cabeça com dificuldade, eu distinguia nas costelas grandes lanhos vermelhos. Deitaram-me, enrolaram-me em panos molhados com água de sal — e houve uma discussão na família. Minha avó, que nos visitava, condenou o procedimento da filha e esta afligiu-se. Irritada, ferira-me a toa, sem querer. Não guardei ódio a minha mãe: o culpado era o nó. RAMOS, G. Infância. Rio de Janeiro: Record, 1998. Num texto narrativo, a sequência dos fatos contribui para a progressão temática. No fragmento, esse processo é indicado pela @ alternância das pessoas do discurso que determinam o foco narrativo. utilização de formas verbais que marcam tempos narrativos variados. indeterminação dos sujeitos de ações que caracterizam os eventos narrados. justaposição de frases que relacionam semanticamente os acontecimentos narrados. recorrência de expressões adverbiais que organizam temporalmente a narrativa. Yo O Oo


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5(ENEM- BR - 2018)Número Original: 34Código: 6971094

Primeira Aplicação - Primeiro Dia - Prova Amarela

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Questão de Vestibular - ENEM 2018
Questão de Vestibular - ENEM 2018
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Quebranto às vezes sou o policial que me suspeito me peço documentos e mesmo de posse deles me prendo e me dou porrada às vezes sou o porteiro não me deixando entrar em mim mesmo a não ser pela porta de serviço [...] às vezes faço questão de não me ver e entupido com a visão deles sinto-me a miséria concebida como um eterno começo fecho-me o cerco sendo o gesto que me nego a pinga que me bebo e me embebedo o dedo que me aponto e denuncio o ponto em que me entrego. as vezes!... CUTI. Negroesia. Belo Horizonte: Mazza, 2007 (fragmento). Na literatura de temática negra produzida no Brasil, é recorrente a presença de elementos que traduzem experiências históricas de preconceito e violência. No poema, essa vivência revela que o eu lírico v O OVA incorpora seletivamente o discurso do seu opressor. x submete-se à discriminação como meio de fortalecimento. engaja-se na denúncia do passado de opressão e injustiças. sofre uma perda de identidade e de noção de pertencimento. acredita esporadicamente na utopia de uma sociedade igualitária.


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